HISTÓRICO SLA


    ORIGEM DA SOCIEDADE LITERÁRIA ACREANA

     Nos meados do ano 2015 vários amigos escritores e artistas reuniram-se para conversar sobre arte e literatura. Alguns já haviam experimentado atividades, como: cinema, edição de livros, teatro, etc. A intenção inicialmente era apenas conversar, trocar ideias sobre literatura e comemorar o aniversário de um dos poetas do grupo. Na foto abaixo alguns dos artistas no primeiro encontro. 
Primeira reunião informal da gênese da SLA  - Junho 2015
        A partir desse dia, os artistas da foto acima, (da esquerda para a direita, Cabanellas, Luynara K., Fátima Cordeiro, Maze Oliver, Andressa Pascoal, Hermógenes Neto e Valdeci Duarte) se juntaram a  outros artistas e passaram a fazer reuniões periódicas. Em quatro de outubro de 2015 realizaram a primeira atividade pública, ainda como grupo informal, dispostos a fazer arte e principalmente literatura.
Projeto  Sarau na Escola 2016 - Gestão Maze Oliver

       A seguir, o projeto denominado Sarau na Escola discutido em uma reunião de lideranças da SLA e empreendido de forma pessoal, por um dos membros do grupo, o poeta Valdeci Duarte. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Garibaldi Brasil e o grupo SLA convidado pelo citado autor, a executar o referido projeto.
   A partir daí a SLA criou uma corte fictícia, idealizada por Maze Oliver, que passou então a apresentar-se nas escolas acreanas com uma performance denominada "Corte SLA", já com seus membros caracterizados: Rei, rainha, bruxas, fadas, princesas, bailarinos, cantores, dançarinos e palhaços. Personagens lúdicos, criados e preparados para sua performance pela própria entidade. Para tanto, foi realizada uma formação de atores, para criação dos personagens. Esta oficina foi ministrada por Thaisa Lima, membro do grupo SLA com formação em Arte Cênica pela UFAC e Cinema pela Usina de Arte. 
   A intenção da criação da "Corte SLA" era tornar a atividade escolar na mais lúdica possível para atrair o olhar das crianças à literatura, visando o  incentivo e a promoção da leitura para os pequenos leitores. A "Corte SLA" foi um sucesso e até hoje encanta as escolas com a atuação de alguns de seus personagens. 

Corte  SLA - 2016 - Gestão Maze Oliver - no SESI AC
                             Na foto 1 o Rei Artur e Rainha Maria. Ao lado, foto 2 a bailarina, Elis Farias. 

 A citada atividade ajudou o grupo a implantar seus primeiros projetos culturais e incentivou o grupo a continuar nas escolas, após este projeto, com seus próprios recursos.
Fadinhas da "Corte SLA" - Gestão Maze Oliver - na Escola SESI

Atividade Literária em Escola Infantil - Gestão Maze Oliver

     Em  dezessete de  dezembro de 2016 foi fundada oficialmente a Associação Sociedade Literária Acreana (SLA), hoje com quarenta membros, entre fundadores e efetivos. Situada em endereço provisório e registrada com CNPJ em cartório. Os membros contribuem com mensalidades, cotas e doações para manutenção da entidade.
Logo marca oficial da SLA

Encontro de Escritores - Parceria com a CPLA - A Corte - O Casarão - Gestão Maze Oliver

Feira Literária - Escola Ilka Maria - Gestão Maze Oliver
     Foram muitas as atividades realizadas até então. Desde saraus culturais, lançamentos de livros, rodas de leitura, feiras literárias, exposições de livros de seus autores e principalmente a editoração de livros de vários de seus escritores iniciantes e de um informativo jornalístico denominado Diário do Poeta, fundado logo no início da criação da SLA.  Em 2022, em sua décima edição (a última).
 1 ª Gestão: Maze Oliver -  Diário do Poeta - Anderson de Oliveira (diagramador) e Maria Xavier (tesoureira) 
   
O Grupo SLA segue editorando seus próprios livros, entusiasmando novos autores acreanos e conquistando leitores em oficinas literárias nas escolas com alunos e professores, uma parceria no Projeto Sementes Literárias. Também estimula a escrita de seus autores através de páginas virtuais, concurso em jornal informativo, etc. Abaixo, imagem do primeiro livro coletivo editado pela SLA, uma experiência empreendida pelo associado poeta Valdeci Duarte, que foi o organizador, para estimular novos escritores. Para adquirir clique no link abaixo: 
     Clique no link acima para comprar o livro Além das Palavras e boa leitura! Você estará adquirindo bela obra e ajudando a SLA tornar outros sonhos realidade. Contribua com nossa organização.

     O grupo desenvolve desde sua fundação o Projeto Sementes Literárias, com seus próprios recursos, a promoção da leitura de obras acreanas, com os selo SLA em várias escolas do estado, sendo a maioria na capital Rio Branco. O objetivo desse projeto é disseminar o conhecimento das obras literárias editadas pelo grupo SLA. Esse projeto possui várias atividades, tais como: leitura de livros dos autores acreanos, roda de leitura, performances teatrais, exposição de livros, sebo literário, oficinas literárias, reuniões para acompanhamento nas escolas e premiação dos destaques do ano com entrega de medalhas e prêmios em livros. 

Oficina Literária Escola Bacurau - 2020 - Gestão Maria Xavier
Assembleia Geral da SLA  - 2 ª Gestão: Maria Xavier

   Hoje, a SLA está na quinta gestão, da Professora Devanilde Souza (foto abaixo) que você pode acompanhar nas demais páginas do blog. Boa leitura!

Diretoria atual: presidente (no centro), secretária e tesoureira

Reunião de Lideranças SLA - Julho de 2024

Se gostou, deixe seu comentário e volte outras vezes!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO - Trabalho doméstico no Brasil: ontem e hoje, o que mudou?

CRÔNICA - Reflexões de um corpo em transformação -

CRÔNICA POÉTICA - O NATAL