PROSA POÉTICA - As três da manhã

 Por Thaisa Lima 

Poeta Thaisa Lima 


Três Horas da manhã

Quando você crescer, o caminho da minha cama as três horas da manhã será mais longo e cheio de obstáculos do que você jamais sonha hoje. Você vai se perder algumas vezes. Este texto é um mapa. Encontre-me.

Quando você crescer vai perceber que os adultos também se perdem e que demora um tempo até encontrarmos o caminho de volta. Mas no fim todo lugar tem um dono pra morar.

Quando você crescer vai perceber que você acalentava muito mais do que era acalentado quando batia na porta do quarto as 3 da manhã.

Seu futuro será mais incerto do que seus planos e as pessoas vão parar de perguntar o que vai querer ser quando crescer.

Em algum momento da sua caminhada você vai se sentir só, mesmo com todos os bom dias. Em outros vai se sentir um louco e pode apostar, este sentimento te trará alegria.

Quando você crescer vai notar que o velho é mais novo do que você pensava, mais frágil do que você julgava, mais certo do que você gostaria.

Seus quinhentos amigos se resumirão à três pessoas e filho, isto não é uma má notícia.

Quando você crescer, talvez eu esteja lá, mas provavelmente você é quem me dirá para onde ir ou o que fazer porque as vezes a aposentadoria do velho é um simples piloto automático.

Você vai ser menos amado do que eu e você gostaríamos que você fosse e vai perceber que a vida se resume em não deixar que os outros decidam quem você tem que ser.

Quando nos tornamos adultos? Esta pergunta é cheia de aflições que uma criança jamais perceberia e quando elas te assombrarem, lembre-se,  não se tem idade para invadir um quarto as 3 da manhã.

Quando o mundo adulto brotar nos seus sonhos feito daninhas, lembre-se que a seiva delas é igual a das rosas que encantam as moças e que o sem graça existe para tornar a arte um luxo da vida.

A idade virá sem que perceba que seus heróis são tolos e comerciais. Um dia, vai doá-los juntos com a coragem da cama quentinha, o colinho e o direito livre de chorar copiosamente.

Quando você crescer, um filtro vai nascer na sua garganta e talvez você precise algum tempo de reflexão para perceber que direcioná-lo será a coisa mais difícil de fazer no mundo adulto porque trancá-lo te adoecerá e tirá-lo te causará inúmeros problemas. Então direciona teu aprendizado para o extraordinário, mas não esqueça que as histórias da trajetória são as coisas mais importantes que um homem precisa levar na carteira.

As vezes será fácil! Para trilhar esta ponte: Leve o guarda-chuva da humildade para aparar os elogios, dividir a moral da história, explicar que ninguém faz nada sozinho. Descanse um pouco na árvore da paz de espirito.

As vezes será difícil! Para trilhar a lama: Botas para não sujar a coragem, os binóculos para encontrar outras pontes e o amor para iluminar o caminho.

Quando você crescer, o espelho vai te mostrar, mas sua alma vai se confundir várias vezes porque dentro da gente o tempo para e o rosto não condiz, só as histórias vão colecionando maturidade e o caminho da cama vai ficando distante.

Este texto é uma bússola, para a cama quentinha, o encontro marcado. Três horas da manhã.

Filho, volte sempre.


Thaisa Lima é professora de Arte e membro da Sociedade Literária Acreana - SLA

A Prosa Poética originou-se na França no século XIX. É um texto que quebra algumas das regras normais para atingir maior impacto emocional. Tem o estilo de uma conversa em tom bastante emotivo. Com um olhar lírico sobre a realidade o autor precisa emocionar o leitor.


Se você gostou deixe seu comentário e volte outras vezes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO - Trabalho doméstico no Brasil: ontem e hoje, o que mudou?

CRÔNICA - Reflexões de um corpo em transformação -

CRÔNICA POÉTICA - O NATAL