ENTREVISTA - SLA

 

SOCIEDADE LITERÁRIA ENTREVISTA (SLA) - ---


(POETA DEVANILDE SOUZA) ---




SLA - Como surgiu a ideia de escrever poemas?

 

DEVANILDE SOUZA - Para ser bem sincera, eu não sei exatamente, porque fui ensinada que a poesia tinha que ter rimas, dividida em estrofes, com suas regras especificas. O que eu escrevia não se encaixava dentro desse padrão, então para mim, era apenas expressões criativas através das palavras. 

 

SLA - Em que e quais momentos você escreve?

 

DEVANILDE SOUZA - Para mim não tenho o momento especifico para escrever, como eu também não tiro um dia para escrever poesia. Agora se as ideias surgirem, eu escrevo.   

 

SLA - Qual sua inspiração?

 

DEVANILDE SOUZA - A minha fonte de inspiração está em tudo ao nosso redor. O meio que vivemos nos oferece a poesia, cabe a cada um de nós interpretar os detalhes, então a poesia pode ser criada através das observações atentas.

 

 SLA - O que você acha do espaço das mulheres escritoras? Tem aumentado? 

 


DEVANILDESOUZA- As mulheres sem dúvida, tem ganhado espaços significativos na literatura, no entanto, apesar do progresso as mulheres ainda enfrentam muitos desafios e barreiras para fazerem suas vozes serem ouvidas.  

 

SLA – Você faz parte de grupos literários? 

 

DEVANILDE SOUZA - Sim, faço parte de várias entidades culturais.

 

SLA - Como surgiu a ideia de publicar um livro? 

 

DEVANILDE SOUZA - A ideia de publicar o livro, surgiu mais dos incentivos dos amigos do meio literário, sempre falavam se eu tinha as poesias porque não publicavam. 

 

SLA - Você acha que o livro digital irá substituir o impresso? 

 

DEVANILDE SOUZA - No meu ponto de vista não, tanto os livros digitais quantos os livros físicos, atendem as diferentes preferencias de leitores. Algumas pessoas ainda preferem a sensação física de um livro e outros a portabilidade dos e-books.

 

 

SLA - Qual a importância da literatura na vida das pessoas?

 

DEVANILDE SOUZA - A literatura desempenha um papel fundamental na preservação da cultura, ao mesmo tempo que enriquece o conhecimento e a compreensão, na sociedade, na diversidade cultural, no desenvolvimento pessoal, torna-se uma parte essencial da vida das pessoas.

Devanilde Souza tem formação em Pedagogia. É membro da Sociedade Literária Acreana- SLA. Pertence a vários outros grupos literários. Tem publicação de poesias em diversas antologias e em livro solo. Com lançamento da obra  VERSOS NAS ENTRELINHAS agendado para o dia 07. de Outubro de 2023, no Memorial dos Autonomistas - Rio Branco-Acre, às 19;00.


 Entrevista realizada por Maze Oliver. Contato: mazeoliver1@gmail.com


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO - Trabalho doméstico no Brasil: ontem e hoje, o que mudou?

CRÔNICA - Reflexões de um corpo em transformação -

CRÔNICA POÉTICA - O NATAL