SOCIEDADE LITERÁRIA ACREANA FESTEJA SEUS 10 ANOS DE EXISTÊNCIA

 ANIVERSÁRIO DE DEZ ANOS DA SLA

Presidente Rosangela Fonsêca / Abertura oficial

A Sociedade literária Acreana festejou no sábado, dia 15 de Novembro de 2025, seus dez anos de existência. Na verdade, a festa foi antecipada, porque o aniversário oficial da SLA será dia 17 de Dezembro, data da primeira assembleia de fundação da entidade. Muito felizes pela comemoração suas lideranças reuniram-se dias antes para a organização.

Homenagem aos presidentes anteriores

No evento, aconteceram entrega de outorga para os Ex-presidentes: Alessandro Borges (presidente, ainda da época informal), Maze Oliver (primeira presidente oficial); representada na foto por seu esposo Hermógenes Neto: o primeiro da esquerda para a direita.  Maria Xavier (segunda presidente, a segunda da direita para a esquerda), Elizeu Melo (terceiro presidente), Moisés Diniz (quarto presidente), Devanilde Souza (presidente interina). Os troféus foram entregues por Rosângela Fonseca, sexta e atual presidente. A homenagem relembra a contribuição desses bravos presidentes que resistiram às dificuldades, que  mostraram-se resilientes e determinados na continuidade do trabalho cultural e permanente da instituição. Vale ressaltar, que a Sociedade Literária Acreana foi a primeira entidade acreana adulta, a ter registro em cartório (CNPJ), conta bancária e registro virtual (este BLOG), além de um trabalho de incentivo a autores iniciantes; ajudando seus novos associados, após seis meses de participação, a publicarem o primeiro livro; trabalho inédito no Acre, seguido apenas pela AJAL. Para executar esse brilhante trabalho a SLA se fez editora, no ano seguinte e já lançou inúmeros livros com o brasão SLA.

Lideranças da SLA e novos membros

A festa da literatura da SLA também empossou os novos membros, a saber: escritor e Dr. Coracy Saboia, Poeta Raimunda Rezende, Poeta Marlene Brito, Poeta Celso Miguel, o videasta e músico Rickson Pinheiro. Todos os membros efetivos receberam botton de identificação e certificado de posse, inclusive os antigos membros (atuantes). 

Apresentação de dança 

O belo cerimonial foi conduzido pelas poetas Fátima Cordeiro e Débora Aguiar. Como momento cultural a festa brilhou com recepção aos convidados pelo associado, o músico Hermógenes Neto, além de uma belíssima apresentação pelo Coral Libras Viva (em língua de sinais), que apresentou o Hino Acreano, seguido de outras músicas. Performances poéticas, declamação de poemas e dança. Destacou-se, o lançamento do livro AS PLANTAS DE PODER do também associado e ex-presidente Dr. Elizeu Melo que possui uma produção extraordinária de obras. A SLA recebeu na festa literária uma caravana de Acrelândia, município do Estado do Acre, que veio especialmente para o evento, trazendo a presença de representantes da secretaria de Educação. A noite encerrou com um saboroso coquetel oferecido pela Fundação Elias Mansour. 

Dr. Elizeu Melo e a poeta Devanilde Souza


BRASÃO

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO - Trabalho doméstico no Brasil: ontem e hoje, o que mudou?

POEMA - Os conselhos do "velho" Maranhão

CRÔNICA - Procuro...